quinta-feira, 17 de setembro de 2009

A aprendizagem segundo Vigotsky


Aprendizagem Segundo Vigotsky



1. Conceitue segundo Vigotsky: mediação, zona de desenvolvimento proximal, relações entre pensamento e linguagem e a importância da brincadeira para o desenvolvimento da criança.






a) Mediação.
Para Vygotsky, mediação não é um conceito, é um processo; não é um ato em que alguma coisa se interpõe em uma relação: é a própria relação. A mediação não é a presença física do outro, não é a corporeidade do outro que estabelece a relação mediatizada, a mediação ocorre através dos signos, da palavra, da semiótica.
b) Zona de desenvolvimento proximal.
Zona de desenvolvimento proximal define a distância entre o nível de desenvolvimento real, determinado pela capacidade de resolver um problema sem ajuda, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através de resolução de um problema sob a orientação de um adulto ou em colaboração com outro companheiro. Quer dizer, é a série de informações que a pessoa tem a potencialidade de aprender, mas ainda não completou o processo, conhecimentos fora de seu alcance atual, mas potencialmente atingíveis a curto prazo.
c) Relações entre pensamento e linguagem.
Linguagem não é apenas uma expressão do conhecimento adquirido pela criança. Existe uma inter-relação fundamental entre pensamento e linguagem, um proporcionando recursos ao outro. Desta forma a linguagem tem um papel essencial na formação do pensamento e do caráter do indivíduo.
d) A importância da brincadeira.
Para Vygotsky, a brincadeira pode ter papel fundamental no desenvolvimento da criança. Seguindo a idéia de que o aprendizado se dá por interações, o jogo lúdico e o jogo de papéis, como brincar de “mamãe e filhinha” permite que haja uma atuação na zona de desenvolvimento proximal do indivíduo, ou seja, criam-se condições para que determinados conhecimentos e valores sejam consolidados ao exercitar no plano imaginativo: capacidades de imaginar situações, representar papéis, seguir regras de conduta de sua cultura.
Assim, a criança se projeta no mundo dos adultos, ensaiando atividades, comportamentos e hábitos nos quais ainda não está preparada para tal, mas que na brincadeira permite com que sejam criados processos de desenvolvimento, internalizando o real e promovendo o desenvolvimento cognitivo.


¹ Graduando em letras pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) – Jequié. É poeta e palestrante em cultos protestantes.




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