Desenvolvimento Psicossexual: A Teoria de Freud
Sigmund Fr
eud nasceu na Áustria em 1956 formou-se em medicina pela universidade de Viena em 1881. E estudou neurologia com Dr. J. Charcot que foi a sua grande influência. Trabalhou no tratamento de doenças mentais, empregando a hipnose. E posteriormente Freud criou um método próprio e o denominou de psicanálise (ou análise da mente). Esse método era feito através de associação livre, a análise dos sonhos e analise dos atos falhos. Com isso Freud criou a teoria da sexualidade infantil e descobriu a importância da sexualidade na determinação da personalidade.

A concepção da composição da mente, segundo o Psicanalista Sigmund Freud, é composta de ID, EGO e SUPEREGO, que correspondem aos três estados de consciência: Inconsciente, pré-consciente e consciente. Freud enfatiza que a tarefa do psicanalista é ajudar o paciente a compreender quantos fatores do passado estão regulando o seu comportamento presente.
Em 1905, em seu livro Três ensaios sobre a sexualidade, descreveu seqüência típica
das manifestações do impulso sexual, distinguindo as cinco fases: oral, anal, fálica, de latência e genial .
A fase oral tem início durante o primeiro ano e meio de vida. Os lábios, a boca e a língua são os principais órgãos de prazer e satisfação da criança; atos de sugar, de por as coisas na boca e de morder são ações prazeirosissimas para a criança. Se as necessidades orais forem satisfeitas, a pessoa crescerá psicologicamente saudável; se as necessidades orais forem frustradas durante esse período, o ego poderá ser incapaz de superar as necessidades orais frustradas.
Posteriormente segue-se a fase anal que é quando a criança está sendo ensinada a controlar as fezes e a urina, sua atenção se localiza no funcionamento anal. Por isso a região anal se torna o centro de experiências frustradoras e compensadoras.
Ser durante esse segundo estágio, sobrevierem muitas frustrações, devidas a um treino excessivamente severo de controle dos esfíncteres o ego poderá ser prejudicado em seu desenvolvimento. A avareza, a meticulosidade e a exagerada preocupação com a limpeza são conseqüências de frustrações ocorridas nessa fase.
Em seguida, por volta dos 3 a 7 anos, inicia-se a fase fálica (falo = penes), pois o penes é o objeto de grande interesse para ambos os sexos. A criança deseja ver os genitais das outras, bem como mostrar os seus e há um interesse pelas diferenças anatômicas entre os sexos. É nesse período que a criança se interessa pelo papel do pai na procriação, pelas atividades sexuais dos pais e pela origem dos bebês. Admoestações e punições excessivas em relação a esses interesses teriam efeitos negativos na posterior identificação sexual. Freud afirma que a impotência sexual, frigidez, exibicionismo e homossexualismo são consideradas deficiências do ego derivadas do período fálico.
Ainda nessa fase surgem os complexos de Édipo. Nesse período configura-se o fenômeno da identificação com o progenitor do mesmo sexo. A criança ama o progenitor do sexo oposto, mas ao perceber que este ama o progenitor do mesmo sexo que ela. Essa procura assemelhar-se com o progenitor do mesmo sexo para merecer o amor do progenitor do sexo oposto. É essa fase que cada um assumirá a sua identificação sexual para toda a vida.
Sigmund Freud expõe que todas as experiências ocorridas nessas fases são “esquecidas”, ou seja, permanecem a nível do inconsciente.
Após as fases oral, anal e fálica surge a de latência que vai dos 7 aos 12 anos. Ela é chamada de latência porque, segundo Freud, os impulsos (ou libidos) são impedidos de se manifestarem. O impulso sexual dirige-se para finalidades culturais: domínio da escrita, da leitura e outras habilidades. Essa é a época de rivalidade entre meninos e meninas e há uma nítida separação entre os grupos.
A influência de Freud é notada, não só na medicina, mas também na educação e em outros setores da atividade humana. Com uma linguagem de fácil compreensão, a obra pode ser lida por qualquer pessoa que não seja especialista na ária da psicanálise ou da psicologia necessariamente. Vale à pena conferir essa fantástica obra de Sigmund Freud.
Um comentário:
Eu acho essa psicologia do desenvolvimento fundamental para todos nós.
Seria bom se todas as mães e pais podessem ler essa postagem, pois eles entenderiam melhor os seus filhos.
Gostei muito da maneira como o tema foi abordado. De forma clara e simple a informação foi passada com precisão.
Parabéns!
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