terça-feira, 25 de agosto de 2009

Saiba como se comunicar bem em sua escrita

A Inportâcia do receptor
Emerson Rocha¹
A oralidade da comunicação pode gerar equívocos. Porém na comunicação escrita a mensagem é passada de forma mais eficaz, pois diminui os efeitos negativos da comunicação.
A comunicação escrita já se faz essencial para profissionais de todas as áreas. Mas não basta apenas escrever, é necessário que se faça compreender o intuito da mensagem. Para que isso ocorra é fundamental haver a empatia.
O processo de comunicação pressupõe, no mínimo, de seis elementos: Um emissor, que deve enviar uma mensagem a um receptor, e este deverá demonstrar interesse na mesma. Esta, por sua vez se calca em determinado referente e será transmitida através de um canal em código conhecido por ambos.
Para que o texto seja eficaz o maior interessado deve ser o autor, que deve manter o leitor motivado a ler seu texto. A escolha do conteúdo e linguagem depende do tipo de informação que o receptor pretende adquirir.
Logo, fica evidente que saber se comunicar é primordial, em todas as áreas do conhecimento, para que haja interação entre as pessoas.
¹ Graduando em letras pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) – Jequié.

Nenhum comentário: