A Mudança da UESB para UNERC. (O início da discussão)
O projeto da
criação da nova universidade “UNERC” já foi encaminhado ao governador Jaques Wagner para apreciação e já conta com a simpatia deste. Mas o que pensa a comunidade universitária a respeito da nova universidade? Já existe uma data marcada para o debate mais amplo sobre o tema?

Antes desse momento na UESB, Campus de Jequié, local onde funcionaria a sede da nova instituição superior já com o nome sugestivo de UNERC (Universidade Estadual do Rio das Contas), o blog está fomentando o debate para ouvir a opinião das pessoas.
Apesar de reconhecer os avanços dos Campi nos últimos anos, com o surgimento de várias graduações e cursos requisitados como o de Medicina, o melhor seria ter uma UESB única, fortalecida nas três unidades, e não a criação de mais uma instituição estadual. Porém, há muitas críticas em relação à centralização das decisões em Vitória da Conquista, inclusive de natureza financeira, o que tem gerado ao longo dos tempos muita insatisfação entre os integrantes da comunidade universitária de Jequié e Itapetinga, campus filiados a UESB de Vitória da Conquista.
Mesmo assim, este é um debate que deve ser feito com muita responsabilidade, pois a cri
ação de uma nova universidade deve representar um avanço para o atual Campus e para a região e não a ampliação de dificuldades, como as que temos em alguns cursos (a falta de professores é um desses problemas e sem falar na defasagem da grade curricular de vários cursos).

Neste ano a ADUSB tentou provocar um debate entre os Departamentos do campus, porém ele não fluiu devidamente. Mas já estão marcados, ainda neste mês de setembro, seminários nos três Campi para se discutir os rumos da universidade e seus desafios. Em Jequié colocaremos em discussão esse assunto da criação da nova Universidade e, é claro, o desmembramento de Vitória da Conquista. Acredito que o debate livre, democrático e responsável apontará o melhor caminho a seguir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário