quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Como Escrever Um Bom Parágrafo.


O PARÁGRAFO
Emerson Rocha¹


Conceito

É a unidade de composição constituída por um ou mais períodos, em que se desenvolve determinada idéia central, a que se agregam outras, intimamente relacionas pelo sentido e decorrentes dela. É indicado por um afastamento da margem esquerda da folha. Facilita ao escritor a tarefa de isolar e depois ajustar convenientemente as idéias principais de sua composição permitindo ao leitor acompanhar-lhes o desenvolvimento nos seus diferentes estágios.

Atenção!

Cada parágrafo deverá conter só uma idéia central: se passar a discutir uma segunda idéia, muda-se o parágrafo.

O tamanho do parágrafo

Os parágrafos são moldáveis como a argila, podem ser aumentados ou diminuídos, conforme o tipo de redação, o leitor e o veículo de comunicação em que o texto vai ser divulgado. Se o escritor souber variar o tamanho dos parágrafos, dará colorido especial ao texto, captando a atenção do leitor, do começo ao fim. Em princípio, o parágrafo é mais longo que o período e menor que uma página impressa no livro, e a regra geral para determinar o tamanho é o bom senso.


Os parágrafos curtos são próprios para textos pequenos, fabricados para leitores de pouca formação cultural. A notícia possui parágrafos curtos em colunas estreitas, já artigos e editoriais costumam ter parágrafos mais longos. Revistas populares, livros didáticos destinados a alunos iniciantes, geralmente, apresentam parágrafos curtos. Quando o parágrafo é muito longo, o escritor deve dividi-lo em parágrafos menores, seguindo critério claro e definido. O parágrafo curto também é empregado para movimentar o texto, no meio de longos parágrafos, ou para enfatizar uma idéia. Os parágrafos médios, comuns em revistas e livros didáticos destinados a um leitor de nível médio, constroem-se com três períodos que constituem-se de 50 a 150 palavras. Em cada página de livro, cabem cerca de três parágrafos médios. Os parágrafos longos são próprios das obras científicas e acadêmicas, que os possuem devido a três razões: Os textos são grandes e possuem muitas páginas; as explicações são complexas e exigem várias idéias e especificações, ocupando mais espaço; os leitores possuem capacidade e fôlego para acompanhar.


O parágrafo dissertativo


O parágrafo é constituído de tópicos frasal e desenvolvimento do tópico frasal (a conclusão é optativa). O parágrafo dissertativo possui,pois,esta estrutura com uma idéia núcleo fundamentada por idéias secundárias, comportando um raciocínio completo sobre a tese abordada e uma análise dos componentes da tese através das idéias secundárias.


Segundo Medeiros (2000), o parágrafo é uma unidade do discurso que tem em vista atingir um objetivo. Diferentemente do que conceitua a gramática tradicional, não se limita a determina pausas. Sua finalidade vai além preocupação com estruturas frasais, com a marcação de fim e começa de pensamentos. Ao parágrafo, reservam-se qualidades de graduação de idéias, de ênfase conseguida mediante a colocação precisa dos vários segmentos de uma frase.Em geral, diz-se idéias novas compreendem parágrafos diversos.


A estrutura de um texto pode ser arquiteta co um ou vários parágrafos, de acordo com a delimitação do assunto e a fertilidade de associação de idéias do redator.É básico, porém, que o texto seja resultado de um conjunto de idéias que se inter-relacionam, que manifestam unidade.Se o texto for construído de diversos parágrafos, ao escritor caberá cuidar para que não haja distribuição de fragmento de uma mesma idéia em vários parágrafos, ou uma reunião de idéias diversas em um só deles.Saliente-se também que a associação de idéias e a conseqüência em que são apresentadas devem ser naturais, espontâneas, consistentes.Outro fator de suma importância são as expressões transição entre uma idéia e outra.Quando o autor não faz o uso explícito delas, é necessário que a relação semântica dos termos usados transmita implicante tal tradição.


Medeiros (2000:272) diz em relação ao parágrafo que “constói-se uma frase genérica, que apresenta uma afirmação ou negação (frase-guia, tópico frasal). Desenvolve-se então a idéia principal (por ordenação por tempo e espaço, ordenação por contraste, ordenação por causa e conseqüência ordenação por explicitação)”.
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¹ Graduando em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) – Jequié. É poeta e palestrante em cultos protestantes.

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